sábado, 29 de novembro de 2008

Republicanos Históricos

OS VIEIRA FERREIRA E A REPÚBLICA
Miguel Vieira Ferreira
Luis Vieira Ferreira
A primeira vez que ouvi falar nos dois irmãos maranhenses que foram Republicanos Históricos foi em casa do saudoso acadêmico Francisco de Assis Barbosa, que me disse então que eu devia me orgulhar de ser da mesma família. À época, eu não fazia idéia de que fossem eles irmãos de meu 3º Avô, Tenente Coronel Joaquim Vieira Ferreira, fundador de Azambuja e Urussanga, e responsável pela implantação das primeiras linhas férreas da Estação de Ferro Dom Pedro II, ele um Monarquista convicto, e por isso mesmo sempre preterido nas promoções nos novos tempos.

O Coronel Luis Vieira Ferreira, herói na Guerra do Paraguai, e Miguel Vieira Ferreira, fundador da 1ª Igreja Evangélica no Brasil, inspirados pelos pensamentos rebeldes de seu pai, Tenente Coronel Fernando Luis Ferreira, foram signatários do Manifesto Republicano, fundadores do 1º Clube Republicano do Rio de Janeiro e dois dos cinco primeiros redatores do Jornal A República.

Segundo o General Antonio Vieira Ferreira o verdadeiro autor do Manisfesto seria Miguel e não Quintino Bocaiúva, mas tal teoria carece de prova documental. Talvez não passe de um arroubo de orgulho familiar.

SOARES DE MEIRELLES
Pedro Rodrigues Soares de Meirelles
Também signatário do Manifesto e um dos cinco redatores do Jornal A República encontramos Pedro Rodrigues Soares de Meirelles, Promotor de Justica e Escritor, filho do Médico Homeopata e Conselheiro do Império, Dr. Saturnino Soares de Meirelles, e neto do Ministro e Conselheiro do Império Joaquim Cândido Soares de Meirelles.

Um dos nossos 5ºs avós paternos foi o Padre Mestre João Baptista Soares de Meirelles, irmão do Médico Manuel Soares de Meirelles, ambos filhos do Dr. Luis Soares de Meirelles e de Dona Ana Maria Caldeira.

O Padre Mestre era, portanto, tio de Joaquim Cândido, tio avô do Dr. Saturnino e tio bisavô de Pedro Rodrigues Soares de Meirelles.

Pesquisa
Anamaria Nunes

4 comentários:

Hugo Ferreira disse...

Interessante. E uma grande coincidência também, porque eu também sou Vieira Ferreira.

Iury Campos disse...

Interessante a pesquisa, gostaria de deixar uma frase feita pelo DOUTOR MIGUEL:
“É preciso abater os montes e aterrar os vales, não para fazer uma estrada de ferro mundana, mas para preparar os caminhos do Senhor.
Os altos e baixos e as sinuosidades, tudo há de desaparecer para que fique um caminho sem tropeços e uma linha reta, porque assim é o caminho de Deus.”
DOUTOR MIGUEL VIEIRA FERREIRA

Sonia de Almeida disse...

Maravilhoso

Sonia de Almeida disse...

Homem extraordinário!