sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Guerra do Paraguai

1. HORÁCIO BELFORT DUARTE. Tenente. (2º neto do Mestre de Campo José Antonio Gomes e Sousa e de Dona Luzia Maria da Encarnação, Meus 6º Avós. 4º neto materno do Capitão Phillipe Marques da Silva e de Dona Rosa Maria do Espírito Santo, meus 8º Avós) Dados Biográficos: Nascido em 21 de Março de 1848, em São Luís. Árvore de Costados: Filho de Francisco de Paula Belfort Duarte e de Dona Maria Bárbara Gomes de Sousa. Neto paterno do Ministro Viriato Bandeira Duarte e de Dona Rosa de Viterbo Gomes da Silva Belfort. Neto materno do Major Ignácio José Gomes de Sousa e de Dona Antonia Gertrudes de Brito Magalhães Cunha. Bisneto paterno do Conselheiro Dr. Francisco de Paula Pereira Duarte e Dona Carlota Joaquina Belfort Leitão. Bisneto paterno de Manoel Gomes da Silva Belfort, Barão de Coroatá, e de Dona Joana Ubalda Pessoa. Bisneto materno do Mestre de Campo José Antonio Gomes de Sousa e de Dona Luiza Maria da Encarnação. Distinções: Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo. Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa. Fato Histórico: Servindo na Marinha de Guerra, tomou parte na Guerra do Paraguai, falecendo de moléstia contraída na Campanha. Medalha: H.P. Medalha por serviços extraordinários prestados à Humanidade. Almanak: Em 1866, à Página 220, era Aspirante do 3º Ano, em Dezembro de 1865, aprovado. Em 1870, à Página 234, estava embarcado na Corveta Nictheroy.
2. ÁLVARO NUNES RIBEIRO BELFORT. Almirante. (3º neto do Mestre de Campo José Antonio Gomes de Sousa, meu 6º Avô, e sua 1ª mulher Dona Maria Micaela Cantanhede) Dados Biográficos: Nascido em 5 de novembro de 1850. Batizado em 26 de Dezembro de 1850, no Oratório privado do Sítio Santa Bárbara, freguesia de São Miguel, no Itapicurú, sendo padrinhos o seu primo Tenente Coronel Raimundo Brito Gomes de Sousa e de Dona Ana Vicência Dias Vieira. Falecido em 2 de Setembro de 1901, no Rio de Janeiro. Árvore de Costados: Filho do Coronel José Nunes de Sousa Belfort e de Dona Maria Amália Ribeiro Belfort. Neto paterno do Coronel Antonio de Sales Nunes Belfort e de Dona Luiza Amália Gomes de Sousa. Neto materno do Alferes Raimundo Luiz Ribeiro e de Dona Jesuína Amália Nunes Belfort. Bisneto paterno do Alferes Joaquim Antonio Gomes de Sousa e de Dona Lourença Maria Freire. Distinções: Cavaleiro da Imperial Ordem de São Bento de Aviz. Fato Histórico: Lutou na Guerra do Paraguai tendo recebido a Medalha dos que combateram. Comandos: Comandante em Villegnaignon. Comandante da Corveta Nitheroy (Almanak de 1872, à Página 238) Casamento: Casado, em São Luís em 8 de Maio de 1880, com Dona Margarida de Matos Melo. Com Geração.

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dheivane Gomes disse...

Gente meu bisavõ João Belfort tbm lutou na guerra do Paraguai e só depois foi naturalizado brasileiro no estado do Paraná, não sei o nome completo dele pois meu võ e seus irmão já faleceram. Como faço pra descobrir mais informações sobre ele?

LU.ANTIGUIDADES.SJC disse...

PREZADO AMIGO EU TENHO UMA MEDALHA DA GUERRA DO PARAGUAI
COM O DIPLOMA VOCÊ TERIA ENTERESSE POR ELA?
TENHO TAMBEM ALGUMNS MATERIAL DA 2º GUERRA MATERIAL DA FEB!!
CASO TENHA ENTERESSE PODE LIGAR NO TEL 12 3206 6199

LU.ANTIGUIDADES.SJC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.